quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Surrealismo

A Persistência da Memória, 1931.
Salvador Dali

O Surrealismo surgiu na França na década de 1920. Foi um movimento artístico significativamente influenciado pelas teses psicanalíticas de Sigmund Freud, que mostravam a importância do inconsciente na criatividade do ser humano.

De acordo com Freud, o homem devia libertar sua mente da lógica imposta pelos padrões comportamentais e morais estabelecidos pela sociedade, e dar vazão aos sonhos e as informações do inconsciente.


A publicação do Manifesto Surrealista, feito pelo poeta e psiquiatra francês André Breton, em 1924, marcou o início do Surrealismo.

A melhor representação do estilo pode ser observada na pintura. Através da tela e das tintas, os artistas plásticos com suas emoções e seu inconsciente, representavam o mundo concreto.

Dadaísmo

Observe com atenção a imagem abaixo. O que parece ser?

A fonte. 1917.
Marcel Duchamp

E essa outra representação?
L.H.O.O.Q. 1919
Marcel Duchamp

E agora?
Roda de bicicleta, 1913.
Marcel Duchamp

Essas três obras fazem parte do estilo artístico denominado Dadaísmo.



O movimento Dadá (Dada) ou Dadaísmo foi uma vanguarda moderna iniciada em Zurique, em 1916, no chamado Cabaret Voltaire, por um grupo de escritores e artistas plásticos, dois deles desertores do serviço militar alemão e que era liderado por Tristan Tzara, Hugo Ball e Hans Arp.


Embora a palavra dada em francês signifique cavalo de brinquedo, sua utilização marca a falta de sentido que pode ter a linguagem (como na língua de um bebê). Os escritores que criaram esse estilo, acreditavam que uma sociedade que podia produzir algo tão horrendo como a Primeira Guerra Mundial era uma sociedade malígna, cuja filosofia e cultura deveriam ser completamente destruídas porque estava social e moralmente falidas.


Os dadá dispuseram-se a destruir a arte institucionalizada de várias maneiras. Apanhavam objetos de uso cotidiano e apresentavam-nos como objetos artísticos, expondo-os.


O Dadaísmo conseguiu, certamente, provocar escândalo, mas, no aspecto positivo fazendo as pessoas olharem para imagens de um modo diferente. As pinturas e os objetos dadá forçaram o observador a questionar realidades aceitas e a reconhecer o papel do acaso e da imaginação.



Retorne a primeira imagem, porque você acha que o Duchamp deu como título "A Fonte"?
(Escreva sua resposta no comentário)