Expressionismo

Observe o quadro abaixo, pintado pelo artista norueguês Edward Munch, em 1883, denominado “O Grito” e em seguida, a capa da Revista Época de 15 de outubro de 2001.
Compare as duas figuras e registre.

O Grito, 1893
Edvard Munch
óleo sobre papel
91 x 73,5 cm



Qual a relação entre a imagem retratada na capa da revista e o conteúdo da reportagem "O mundo ficou perigoso"?


A pintura "O Grito" é o melhor exemplo do estilo artístico denominado Expressionismo.


Expressionismo é o nome dado na arte do século XX para as pinturas nas quais os estados mentais se tornam o tema e são representados tão veementemente que a aparência habitual das coisas é distorcida. O estilo surgiu como uma reação à objetividade do Impressionismo, apresentando características que ressaltam a subjetividade. Suas origens são os desdobramentos do Pós-impressionismo, principalmente através da pintura de Van Gogh. A noção desse novo estilo foi empregada pela primeira vez em 1911, na revista Der Sturm (A tempestade), marcando uma oposição clara ao Impressionismo francês.


A desvantagem do Expressionismo reside no fato de que muitos estados mentais extremos são pessoais demais para que possam ter significado ou interesse para outra pessoa além do artista. Mas, em suas obras, como em O Grito, os expressionistas desvendaram um vasto desespero humano que anteriormente não tivera expressão pictórica.

Worringer, historiador de arte alemão, sugere que o Expressionismo não seria apenas um estilo mas uma tendência forte e recorrente, encontrada em parte da Europa, como se o gélido mundo nórdico induzisse sentimentos de insegurança e medo.


No Expressionismo não se pretende simplesmente absorver o mundo e reproduzi-lo, mas sim, recriá-lo. Como característica da pinturas podemos destacar o uso de traços e cores fortes.


O Expressionismo teve grande representação na Alemanha, especificamente no período após a Primeira Guerra Mundial, sendo um importante instrumento para a realização de denúncias sociais.