Impressionismo

Observe atentamente a pintura abaixo.
O que você consegue identificar?

 Essa pintura de Claude Monet, deu nome ao Impressionismo, um dos principais movimentos artísticos, que surgiu na França, na segunda metade do século XIX.

Observe com atenção essa outra pintura.
Como o artista pinta esse quadro?
Como ele espalha a tinta sobre a tela?

Ninféias,1916. Claude Monet.Óleo sobre tela. 200 cm X 200 cm.
The National Museum off Western Art. Tóquio, Japão.

     Nas telas dos impressionistas são retratados os reflexos e efeitos que a luz do sol produz nas cores da natureza que mudam constantemente, por esse motivo os impressionistas optaram por usar pinceladas rápidas e cores puras.
Geralmente as telas eram pintadas ao ar livre para que o pintor pudesse capturar melhor o que observava na paisagem. A ideia desses artistas era fazer a pintura semelhante a fotografia - que estava sendo iniciada na época.
A primeira exposição pública impressionista foi realizada em 1874, em Paris. Entre os expositores estava Claude Monet (1840-1926), Édouard Manet (1832-1883), Auguste Renoir (1841-1919), Alfred Sisley (1839-1899), Edgard Degas (1834-1917) e Camille Pissarro (1830-1903).


Alguns exemplos de pintura nesse estilo:

Campo de Papoulas em Argenteuil, 1873.
Claude Monet.
Óleo sobre tela, 50 cm X 65 cm.
Museu d'Orsay. Paris. França

Claude Monet pintando em seu Atelier, 1874. Èdouard Manet. 80 cm X 98 cm.
Nova Pinacoteca. Munique. Alemanha.

La Grenouillère, 1869. Pierre Auguste Renoir.
Museu Nacional de Estocolmo. Suécia.

Você acha que essa forma de pintar dos impressionistas agradou aos críticos de arte e ao público da época?

Certamente que não. Os artistas impressionistas foram acusados de colocar em exposição obras inacabadas, esboços de pinturas que deveriam retornar ao estúdio para serem concluídas.
O tema preferido dos impressionistas era a paisagem, porém, um desses artistas preferia produzir suas pinturas em seu ateliê, usando a moderna fotografia como modelo - o artista, Edgar Degas, que ficou conhecido como "pintor das bailarinas", pelo grande número de telas que pintou sobre esse tema.

Bailarinas de Azul, 1890. Edgar Degas. Museu d'Orsay. Paris. França.